Imagine deixar seu carro em um estacionamento com painéis fotovoltaicos que o recarregam enquanto você trabalha. Essa realidade está cada vez mais próxima.
Muito em breve, graças a uma rede elétrica inteligente, será possível inclusive transferir energia do seu veículo para o sistema da sua residência e vice versa.
Muitas montadoras de automóveis estão apostando na sustentabilidade de seus veículos. A Volkswagen este ano destinou 20 bilhões de Euros como investimento para que os automóveis sejam elétricos. Outras Marcas como Jaguar, BMW, Toyota e Volvo já divulgaram datas para que a produção passe a ser apenas de híbridos e elétricos.
Algumas nações, como a Noruega por exemplo, já proibiram a venda de carros a combustão a partir de 2025. França e Reino Unido a partir de 2040.
Hoje, o trânsito e a poluição nas metrópoles fazem com que os veículos elétricos sejam cada vez mais interessantes. No caso dos veículos elétricos, não há emissão de gases poluentes e os carros são silenciosos e muito econômicos. Além disso, quase não há manutenção e não é necessário fazer a troca de óleo anualmente por exemplo.
A seguir comparamos os custos para rodar com um carro a combustão, um veículo elétrico e um veículo elétrico que o dono possui energia solar em casa.

Dados utilizados:
Carro a combustão VW Gol 1.0 2015 (12km com 1L de gasolina)
Carro elétrico Renaut Zoe 2018 (12km com 1kWh)
Preço do Litro de Gasolina em Florianópolis: R$ 4,18
Preço do kWh em Florianópolis bandeira verde: R$ 0,78
Sistema solar 3,3 kWp instalado em Florianópolis
A economia no caso acima ficou em 96,8%, quando comparado o carro a combustão ao elétrico abastecido com energia solar.
A principal motivação do consumidor que opta por gerar a sua própria energia é a economia de dinheiro, seguida pela preservação do meio ambiente.
Da mesma forma, com os veículos elétricos, a parte financeira será o fator determinante para definir a popularidade destes veículos.
😃 Quer saber quanto pode economizar com energia solar? Fala com a gente! 👇