Painéis Solares
Primeiramente, o componente mais conhecido de um sistema solar fotovoltaico é o Painel Fotovoltaico. Comumente também chamado de módulo, ou placa fotovoltaica. Os painéis são feitos de um material semicondutor, frequentemente o silício, que a partir da luz do sol produz uma corrente elétrica.
Inversores
O segundo componente mais importante do sistema é o Inversor. Trata-se do equipamento responsável por transformar a corrente elétrica gerada pelos módulos fotovoltaicos para as especificações da rede, na qual os equipamentos eletrônicos foram projetados. Deste modo, a potência e a quantidade de inversores variam de acordo com a necessidade de cada instalação. Dependendo da tecnologia empregada podem ser alocados em arranjos de 2 ou 4 placas, no caso dos microinversores, ou em cadeias mais longas de painéis, no caso de inversores centrais (também chamados de inversores string ou de parede).
Proteções CC e CA
Para proteger o sistema solar fotovoltaico e também a edificação, são instaladas caixas de proteção CC e CA. Desta forma, no caso de possíveis surtos, como raios ou sobretensões geradas pela rede elétrica, todo o sistema fica protegido.
Estrutura de fixação
Para fixar os Sistemas Solares Fotovoltaicos é necessária uma estrutura metálica, que normalmente são feitas de alumínio ou aço galvanizado. Tais estruturas possuem uma grande variedade de aplicações. Sendo possível fixar painéis solares em telhas, laje, solo e até como coberturas de estacionamento.
Baterias
Nem todos os sistemas solares fotovoltaicos utilizam baterias, pois hoje, com o sistema de compensação, já é possível produzir energia, injetar o excedente na rede e depois consumi-la quando não há geração, por exemplo durante a noite. A própria rede de distribuição “armazena” os créditos. O relógio, ou medidor de energia, após a instalação do sistema, é substituído por um relógio bidirecional, que registra quando a energia excedente é injetada na rede e quando se está consumindo energia elétrica vinda da rede.