Olá amigo integrador!
Hoje vamos falar novamente dos gatilhos mentais. São basicamente ações externas capazes de provocar uma reação no indivíduo e fazê-lo tomar uma decisão imediata.
Hoje o gatilho mental é o da reciprocidade.
A reciprocidade é uma forma de retribuir favores, benefícios e recursos recebidos, ou seja, sempre que alguém nos oferece um benefício, queremos beneficiá-lo de volta.
E como isso se encaixa no mundo das vendas de sistemas solares? Existe uma lógica (psicológica) de que quando oferecemos um benefício verdadeiro, mais receptivo o seu cliente estará na hora da compra.
Existem estudos que demonstram que oferecer um simples café ao seu cliente pode aumentar as chances de conversão nas vendas. Você pode valorizar a sua avaliação do local de instalação do sistema, fazendo com que o seu consumidor tenha a tendência em retribuir esse “favor”. Ou seja, na cabeça do seu cliente, você oferece uma avaliação de graça e ele retribui aceitando a sua proposta e fechando negócio com sua empresa.
Mas não esqueça de entregar valor para gerar reciprocidade e quanto maior o valor percebido em relação à expectativa, maior tendem a ser os resultados deste gatilho.
Ofereça algo personalizado e faça seu cliente sentir que aquilo foi pensado especialmente para ele.
É muito importante obter conhecimentos sobre os gatilhos mentais, para que o processo de venda seja mais fácil, prático e benéfico para ambas as partes.
Confira nossas redes sociais: