Desde 2012 (Resolução Normativa 482 da ANEEL), já é possível produzir energia a partir de painéis fotovoltaicos e conectá-los à rede de distribuição pública. São os chamados sistemas solares on-grid ou grid-tie.
Graças ao sistema de compensação de créditos, o equipamento fica conectado à rede elétrica e dispensa o uso de baterias. Pois a própria rede elétrica “armazena” o excedente de energia. O seu relógio, após a instalação do sistema fotovoltaico, será substituído pela concessionária, sem nenhum custo, e passará a registrar toda a energia que entra e sai do seu imóvel. A compensação ocorre quando você necessita de energia e não há geração, por exemplo durante a noite.

Durante o dia, o sistema produz mais energia do que o necessário. Parte dessa energia é consumida diretamente no imóvel e o excedente é injetado na rede, gerando créditos de energia.
Uma vez que o sistema é dimensionado para o seu consumo anual, haverá momentos em que você produzirá muito excedente. Em outros, produzirá menos e utilizará os créditos. Desta forma,você economiza sempre.