Olá amigo instalador!
Hoje vamos falar de Follow UP! O termo em inglês significa acompanhamento e tem como função manter a negociação em andamento, ou recuperar um cliente perdido.
Segundo dados da Marketing Donut, 80% das vendas de sistemas fotovoltaicos ocorrem apenas depois do 5 follow up, ou seja, é preciso no mínimo 5 interações com o seu cliente antes que ele feche o negócio. Normalmente os integradores costumam fazer apenas 3 contatos e já tomam o cliente como perdido. Então amigo, fique esperto e persista até o quinto contato e aumente muito as suas chances de fechar uma venda.
Mas em qual momento eu tenho que fazer o follow up? Se você não tem o costume de realizar o follow up, comece enviando uma mensagem ou um email depois da visita técnica e também depois de ter enviado a proposta comercial.
Follow up não precisa ser algo elaborado! Uma simples mensagem perguntando se o cliente ficou com alguma dúvida, ou o anúncio de uma promoção funciona como follow up. Lembre- se o follow up é uma interação e trará cada vez mais familiaridade para o seu cliente. Só compramos um sistema fotovoltaico de alguém que conhecemos, ou seja, crie familiaridade com o seu cliente.
Novamente, não basta dar apenas 1 follow up, porém não podemos extrapolar, não mande mais do que dois ou três contatos por semana, follow up tem que consolidar a venda e não espantar o cliente.
Assim como todos os demais processos da empresa, o Follow Up deve estar bem pré-estabelecido, monte com a sua equipe comercial um processo de follow up.
Os principais pontos a se definir quando elaborar um processo de follow up são: qual mensagem será enviada, quando será enviada e quem enviará.