Hoje nosso assunto é precificação! Você sabia que existem diferentes métodos para determinar seu preço? Vamos detalhar os 4 principais métodos de precificação para ajudar nesta tarefa importantíssima de ajustar seu preço para vender mais e ter lucro.
1° Custo de reposição, pergunta-se “quanto me custaria começar tudo do zero e mais minha mão de obra?” e a partir disso você estipula o preço do seu serviço.
Exemplo custo de reposição: Você pode calcular o custo das horas dos seus funcionários, deslocamento, materiais e incluir a sua mão de obra ou lucro.
2° Comparação de mercado, seu preço é determinado através de uma pesquisa sobre seus concorrentes, na qual deve-se perguntar “qual o valor que serviços similares ao meu estão sendo vendidos?”, é o método mais comum para determinar preço.
Exemplo comparação de mercado: Você pode comparar o preço dos seus concorrentes e ajustar seu valor próximo aos concorrentes que oferecem serviços similares ao da sua empresa.
3° Fluxo de caixa/Valor presente líquido, seu preço é determinado pela entrada de dinheiro recorrente no seu caixa por um período de tempo. Normalmente esse método só é aplicável em ofertas que é possível uma entrada de dinheiro contínua em seu caixa, como por exemplo, mensalidades da Netflix.
Exemplo de fluxo de caixa: Você poderia criar um programa de Cliente Vip, com pagamentos mensais ou anuais e em troca fazer a limpeza do sistema solar do seu cliente.
4° Comparação de valor, o preço é determinado a partir dos diferenciais que o seu serviço possui. Este é um dos melhores métodos para justificar seu preço, porque você entrega algo diferenciado no mercado, que consequentemente, por isso pode ser cobrado um preço mais alto.
Exemplo de Comparação de valor: Você pode oferecer a troca do padrão de entrada ou da fiação elétrica do imóvel do seu cliente. Assim entregando mais valor e qualidade aos seus clientes e assim se diferenciando dos concorrentes.
Confira nossas redes sociais: