Hoje vamos falar de como criar rapport e como isso pode nos ajudar a vender mais.
Mas primeiro, o que é rapport (rapór)?
Rapport tem origem no francês rapporter que significa “trazer de volta” e é um conceito da psicologia usado para criar uma ligação de sintonia com outra pessoa.
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum.
(Tony Robbins)

Ok, queremos criar rappot com os clientes! Agora, como se faz isso??
Tenha escuta ativa! Para se conectar com alguém, você precisa entender as vontades e motivações do seu cliente. Não adianta falar de economia se o seu cliente estiver interessado em sustentabilidade. Foque no interesse da pessoa e não no seu interesse. Faça perguntas em vez de sair falando o que imagina que a pessoa queira saber. Se interesse pelo mundo do seu cliente.
Seja simpático sempre, é muito mais confortável uma conversa com pessoas simpáticas, então sorria, um sorriso é contagiante e pode ser a chave para uma boa conversa. Um diálogo quando as pessoas estão em rapport passam a sensação de conforto e cooperação. Evite discordar do seu cliente e abuse da concordância. Certamente você concorda com muitas coisas que o seu cliente fala, então deixe claro para ele que vocês concordam em muitos aspectos. A tendência das pessoas é quando alguém discorda da gente, nos afastamos e quando alguém compactua com nossa forma de pensar e visão de mundo, nós nos aproximamos. A ideia aqui é exatamente igual, procurar pontos em comum para criar uma aproximação.
Busque conectar-se com o outro de variadas maneiras. Rapport muitas vezes acontece de forma inconsciente. Coisas simples como chamar o seu cliente pelo nome, entendê-lo e respeitá-lo ajudam a criar rapport, mas você terá que descobrir a melhor maneira de se relacionar com cada cliente. Por isso, precisamos prestar atenção no nosso comportamento e sermos autocríticos, só assim entramos no ciclo da melhoria contínua e evoluímos muito no longo prazo!! Boas vendas e conte com a gente!